Mães de Transição 4

19-02-2011 20:06

 

As mães de transição é uma rede de mães que decide apoiar-se e ligar-se oficialmente, já que de alguma forma já estávamos ligadas por experiências, medos e sonhos...

Decidimos ligar-nos em laços de apoio concreto, emocional, e físico sempre que possível.

Somos mães do país inteiro em busca de fortalecer núcleos locais, mas sempre pertencendo a algo maior.

 

Queremos sobretudo:

- Desenvolver uma espécie de sociedade paralela, onde nos dê conforto ver os nossos filhos a crescer e onde nós mesmas encontramos um amplo amparo ao que temos de melhor.

 

O objectivo é irmos crescendo em laços de intimidade e proximidade, em processos de transformação pessoal ajustados às necessidades de transição face a uma conjuntura económica que conhecemos.

Enquanto vamos passando pela fase A de implementação, faremos esforços no sentido de irmos enriquecendo as nossas vidas através da presença de outras mães seja sob a forma de um cafézinho no fim de semana, seja através de depoimentos sinceros em canal seguro (mails só entre nós, mães em rede), seja através de mensagens e telefonemas para quem esteja no nosso operador com chamadas gratuitas ou sms... vamos encontrando os "canais por onde a água passe sem resistência", a água dos sentimentos, a que encontra sempre forma de passar e irrigar tudo.

 

Na fase B seremos um pouco como uma família ecológica umas das outras, em laços de amparo, compreensão e aceitação incondicional. Poderemos contar umas com as outras, saberemos sempre que dê por onde der temos uma estrutura forte, que nos sustenta como uma grande mãe constituída por todas nós.

 

Tentaremos começar a pensar em termos de comunidade, deixando de pensar sempre em termos do nosso pequeníssimo núcleo. As nossas crianças serão as nossas crianças, de todas nós, e todas faremos parte dessa criação através de cooperação, de presença, de experiências, de tempo que nos enriquecerá a todas.

 

Mães, tias, irmãs, avós, idealmente é o que seremos todas umas das outras. Não é preciso ter filhos para ser mãe no sentido em que amar as crianças e querer participar no melhor futuro potencial para elas é em grande medida o que maternidade significa, e isso tudo o coração belo e amadurecido quer fazer.

 

Todos fazem falta. Na sociedade das mães. Todos os que não colocarem resultados à frente do crescimento e da felicidade de cada um. Todos os que não apostarem primeiro no projecto e depois nas pessoas.

 

Aqui as pessoas contam primeiro. Todos os talentos valem, todos os recursos valem, todas as formas de riqueza virão ao de cima.

 

Se isto disser alguma coisa a um coração, é porque é um coração em transição e nesse caso a porta é aqui.

 

O grupo mães em transiçao destina-se desde o início à troca de dicas, informações, até termos a nossa biblioteca de conhecimentos em transição e permacultura.

Mas há que dar um corpo humano às mães de transição.

O passo seguinte é no caminho da intimidade.

 

Quem tiver coragem é mesmo só entrar em contacto para começarmos a construir o nosso lugar seguro, provavelmente sob a forma de site privado, e outras componentes que iremos baseando na lei do conforto.

 

Abraço-vos e espero por vocês.

Voltar