Amor e aceitação incondicionais

19-02-2011 20:12

 

Há uns tempos, um amigo do meu marido contou-lhe que tinha estado a fazer voluntariado num projecto relacionado com dar dignidade a prostitutas. Quando lhe perguntaram sobre a taxa de sucesso ele respondeu satifeito: 100%

100%??? Todas deixaram de ser prostitutas??

- Não, nós não estivemos lá para as mudar. Nós estivemos lá para lhe dar atenção, respeito, diálogo, e aceitação. Por isso o sucesso foi de 100%

 

Isto é apenas um exemplo do poder do que proponho aqui.

Que pena seria se a ideia fosse mudarmo-nos umas às outras. Ou se viessemos sacrificarmo-nos umas pelas outras. Ou trazer esclarecimento ou seja a nossa própria visão do certo e do errado.

 

Numa grande família, onde o amor incondicional e a aceitação incondicional fossem a cola que unia todos em laços de familiaridade profunda, participar era inerente. Não era por esforço, era por alegria.

Não proponho sacrifícios. Nós já fizemos todos os sacrifícios.

 

Eu apenas verifico coisas simples como:

1) Tudo está a mudar muito rápido. E aquilo com que um dia contámos deixou de ser viável.

2) Estou isolada demais para ser sustentável, porque para tudo dependo de comprar e pagar e isso deixa-me só e cada vez mais pobre.

3) Numa sociedade baseada em aceitação e apoio mútuo eu brilharia, porque sou naturalmente mais feliz quando me sinto integrada e isso faz de mim melhor pessoa e logo tendo, naturalmente a dar o melhor de mim.

 

E é só isto.

Entrarmos na vida umas das outras com o encantamento com que encontraríamos uma irmã há muito desaparecida e que viemos a descobrir: E usufruir do encantamento e do fascínio dessa irmandade. 

Hoje eu posso ajudar-te com uma palavra de amizade, amanhã posso ser a pessoa que se oferece para ir à farmácia quando estiveres doente. Hoje podes mandar-me uma sms a dizer que está um dia óptimo para ter amigos como eu. Amanhã posso ser mil soluções para mil problemas que deixarás de ter.

Por teres uma irmã como eu, em milhares de irmãs no país inteiro.

 

Compreendem o alcance? É por isso que agora importa ir engrossando fileiras, entendendo o desafio da Transição, os princípios da permacultura e, mais do que tudo, aceitando a intimidade. Aceitando a proximidade. Sempre em aceitação incondicional.

:-) Só pode dar em coisa boa...

Voltar